- 25 de abril de 2023
- Posted by: web@flecaco
- Categories:
A chapa de aço carbono é um dos tipos mais populares de aço no mercado, elemento essencial no segmento da construção civil e em diferentes áreas da indústria.
O uso da chapa de aço de carbono está presente na indústria automotiva, na indústria mecânica, utilizada no processo de fabricação de telhas, maquinas diversas, empregada em diversas finalidades devido a sua alta durabilidade e resistência, podendo sofrer ações de variações de temperatura muito alta ou muito baixa, intempéries do clima como chuvas e maresias. Além disso, dispõe de um excelente custo – benefício visando
a redução de gastos no projeto.
A sua composição trata-se basicamente de ferro gusa, esse processo se inicia quando os elementos de liga são adicionados ao ferro, sendo formada a cadeia de aço, atingindo os níveis mais altos de rigidez ou de maleabilidade, o carbono atua na relação de endurecimento do ferro criando assim as características da chapa de aço de carbono.
Existem diversos tipos de chapa de aço de carbono, a diferença entre eles é justamente determinada pela quantidade do elemento que é acrescentada ou reduzida durante o processo de fabricação, sendo diferenciadas da seguinte maneira:
- Baixo Carbono: A chapa de aço de carbono possui no máximo 0,30% do
elemento; - Médio Carbono: A chapa de aço de carbono possui entre 030% a 0,60% do
elemento; - Alto Carbono: A chapa de aço de carbono possui entre 0,60% a 1,00% do
elemento.